segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Impressões digitais de um estranho País (livro em construção) Comt.

122 - Anda tudo mais Algodão-doce. Ruas e casas iluminadas. Compra-se o trivial E o excepcional.De não esquecer prendas E votos do melhor Que se pode arranjar. Há maior solidária caridade. Mete-se a pobreza e a miséria para debaixo do tapete. Não se resolvem. Nem a solidão. Nem a doença. Depois da festa Tudo há-de voltar à normalidade. De qualquer modo há Festa família Festa luz Festa amor fraterno Nascimento de Jesus e de outras crianças Como muitos colocam nas janelas. Para alguns É o tempo Em que melhor se aquilata A covardia E a hipocrisia De toda uma gente Que na mior parte da vida É indiferente Ao mal que produz Por a nada se opor Sobre toda a trama da treta Que nos conduz e oprime.

123 - Com que voz Navegarei este meu fado Pleno de marés E de praias abertas Em que noz Vogarei este cuidado De ir de lés a lés Por novas descobertas?! Vamos ter cautela Que a corrente é forte Atenção aos escolhos Escondidos nas águas Nem sempre há a estrela Que nos avisa sobre o norte Os medos são aos molhos E molhamo-nos mais em mágoas. Ah a mítica Belém Onde nasceu a esperança De um mundo novo Que as dores ansiavam Viu rasgar Jerusalém E os poderes em má dança Melhorou um pouco a vida dos Povos Pobres que foram pobres ficavam. Já há pouca paciência Neste andar de cá para lá As arengas do velho poder Mordem mais que cão raivoso As ruas exigem transparência Humildade em vez de crachá A vida existe para se viver E o tempo Não pode ser cão tinhoso.

124 - Uma semente É uma ideia de vida. Qualquer ideia de vida É uma semente. Quem a teve não mente Pode apenas não ser querida. E a verdade De uma ideia de vida É conter em si liberdade Asas para a subida Nunca promover a descida. Uma boa ideia de vida Pode ser massacrada Por quem veja a sua glória perdida Se ela for acreditada Por aqueles que têm limitada A sua liberdade E até a sua vida. Mesmo que pareça vencida Tarde ou cedo Se verá semeada E de tal modo cuidada Que outra vida Na vida será surgida.

Sem comentários:

Enviar um comentário