sábado, 13 de novembro de 2010

Impressões digitais de um estranho País (livro em construção) Comt.

79 - Ignorância Preconceito Receio Três condimentos Necessários à arrogância Com que os conservadores Dominam espíritos.Portugal é conservador. Porque não haveriam de ser conservadoras as suas políticas? Mesmo que dê fome e ranger de dentes Serve-se uma boa açorda de fé E venha o vira mais o malhão. Assim se pensa Navegar para o futuro. Óptima excentricidade turística!...

80 - Há encruzilhadas Onde tudo parece ser Contrário.Há horas em que tudo parece Desabar. Sempre sobre os mais frágeis. Quando os deuses Parecem moucos Os homens afirmam-se Loucos. Onde o raio de esperança Em meio de tanta treva? O egoísmo de alguns Pode matar a solidária vida de outros? Quando tudo se nos desaba Será que algo começa Onde tudo se nos apaga?

81 - Meninas vamos ao vira Ai que o vira é coisa boa...Assim se cantava Nos velhos arraiais nortenhos: Ah que formosas danças Mira Que volteiam a caminho de Lisboa...Assim se narrava Entre o partir de dois lenhos. Como o tempo vai Dá ganas de cantar Vamos todos ao vira ai Que este malhão já farta E de tanto nos fartar Há que dar da despedida A carta. VÊ lá senão te enganas Nesse endereço preciso Se não ainda te esganas Ao quereres dar um só aviso. Toma cautela na escolha De um teu novo par. Grossa ou miúda A chuva molha E molhados Ninguém gosta de dançar.

82 - Aleluia Neste tempo de incertezas Haja Paz e florescimento Das antigas certezas Alicerçadas em novo conhecimento Que viajamos até ao âmago da luz Descobrindo a verdade Em cada gesto Tendo um sonho que nos conduz E a claridade por manifesto. Pela Paz havemos de florir Novo mundo Neste apodrecido Na orla dos mares Havemos de sorrir Saudando amor rejuvenescido. Por mais escolhos que nos deem Novas estradas descobriremos Eles não sabem o que vêem Olhos de fogo com alma de remos.Somos caminheiros da esperança Eternos sonhadores do mais que perfeito A vida é longa e subtil trança De sal e mel e um Sol como peito.

Sem comentários:

Enviar um comentário